h1

Afinal, qual é o jeito certo de dormir?

21 maio, 2007

Especialistas explicam como a posição do corpo na hora de dormir, a escolha do travesseiro e do colchão de acordo com o biotipo da pessoa e até o ambiente do quarto contribuem para uma boa noite de sono.


ERRADO: não se deve curvar a cabeça, pois a coluna não fica em linha reta. Além disso, o travesseiro não está na altura adequada, pois as mãos estão embaixo dele. Outro ponto a ser destacado é que as pernas não deveriam estar dobradas (uma sobre a outra), para que não exerçam “peso’ sobre a bacia e nem entortem a coluna.


ERRADO: os ortopedistas só aceitam esta posição quando o paciente está doente. Para quem dorme assim, o ideal é usar travesseiros que acompanhem o formato do pescoço. Ou seja, não podem ser muito altos e nem muito baixos. E o colchão deve moldar todas as curvas (das costas e bacia).


CERTO: um dos braços está sobre o peito e o outro não está embaixo do travesseiro. Além disso, por ela ter as pernas finas e pouca “gordura” nos joelhos, é recomendado o uso de uma almofada bem fina entre eles. Quem tem pernas mais gordinhas não precisa colocar a almofada entre as coxas.


ERRADO: essa posição força a coluna lombar. Algumas pessoas não conseguem dormir de outro jeito e colocam um travesseiro fininho embaixo do abdômen. O hábito é desaconselhável, pois atrapalha a digestão, apesar de evitar a hiperlordose (o aumento da curvatura da região lombar). Neste caso, para que a coluna fique reta, não use travesseiro sob a cabeça.

Alguns problemas e preocupações no trabalho e na vida pessoal ou mesmo determinadas doenças podem afastar a possibilidade de uma boa noite de sono. Porém, alguns especialistas garantem que a qualidade do sono pode ser prejudicada por razões bem mais simples de serem resolvidas – que incluem o jeito de dormir, a escolha do colchão e do travesseiro, os hábitos antes de ir para cama e até o ambiente escolhido para relaxar e dormir.


“Em geral, o melhor jeito de adormecer é na posição lateral, porque a coluna fica mais protegida e a respiração flui melhor. Esse é o melhor jeito, especialmente, para as pessoas que sofrem de refluxo gastroesofágico (queimação no estômago) e distúrbio do sono. Além disso, quando ficamos de barriga para cima, a gravidade empurra a língua e a pessoa tem mais chances de roncar ou de ter apnéia (parada respiratória)”, explica Lia Bittencourt, médica especialista do Instituto do Sono.

Quanto ao colchão, ele não pode afundar ou deixar o corpo dolorido. Já os melhores travesseiros são aqueles que fazem a pessoa se manter durante a noite deitada de lado e com a cabeça na lateral”, afirma.

O ortopedista Márcio Passini, chefe da equipe Multidisciplinar do Grupo de Doenças Osteometabólicas do Instituto de Ortopedia do Hospital das Clínicas, de São Paulo, acrescenta: “para evitar lombalgias, cervicalgias e problemas mais sérios na coluna, teste o colchão, pelo menos uma semana antes de comprá-lo. Algumas empresas oferecem este serviço ao cliente”, revela o médico Márcio.

Agora, se for viajar de avião e o embarque demorar muito, prefira dormir em um hotel a ficar todo torto na poltrona. “Assim, você não terá um sono superficial, fragmentado e de má qualidade. Levantará no dia seguinte muito mais revigorado”, completa Geraldo Rizzo, neurologista e neurofisiologista de São Paulo.

Fonte: Revista Viva Saúde

E existe também está analise.
Não tão correto como os de cima.
Mas… O que você pensa sobre?
O que você faz?

dormir.jpg

About these ads

31 comentários

  1. Nossa, minha posição varia, eu durmo de todas essas formas… MENOS do jeito certo! O.o É o único em que eu não me sentiria confortável! Vai ver é por isso que minha coluna tá esse lixo.


  2. Ixi, eu também durmo na posição errada…e só consigo dormir de um jeito, de barriga para baixo!
    Droga! Risos!


  3. Eu durmo de lado… mas não sei se é do jeito certo… vou prestar atenção esta noite.


  4. Gostei da última figura que você colocou. :)


  5. Adorei a análise das imagens: tenho tendência à fortuna! rs…
    Quanto à posição de dormir, tenho que dizer que antigamente dormia de barriga pra baixo! Mas, desde que vi uma reportagem informando a posição correta de dormir, passei a dormir na posição certinha: de lado com um travesseirinho entre as pernocas… (afinal, vc sabe como sou neurada com esses lances de saúde…). E posso garantir que minhas dores nas costas diminuíram desde que adotei a nova posição na cama!

    PS: Pelo seu próprio post, pude ver que vc não tem desculpa nenhuma para roubar meu lençol e/ou edredon, pois pessoas com as pernocas mais gordinhas não precisam colocar um anteparo entre as pernas para dormir! Hunf!


  6. Dormir é a melhor coisa!
    Eu adoro hibernar na verdade!
    E tenho todo o direito de roubar lençol de vc, cubinho de gelo!


  7. eu não posso dormir da maneira certa pq tenho um problema no joelho e não posso dobrar.Que maneira eu tenho que dormir então?


  8. Sou um tipo super desportivo, pratico ginásio, natação e Btt, mas acho que o simples facto de dormir todo torto me esta a afectar a coluna na parte superior, de tempos em tempo dou um jeito no pescoço.

    E a dias percebi que tenho uma das vértebras ligeiramente desalinhadas, neste caso para o lado direito…

    Por isso, sem duvidas! dormir de uma forma correcta é super importante


  9. Eu só durmo mexendo o meu pé. Se eu durmir na posição correta não tem jeito de mexer o meu pé. Mas mesmo assim eu vou tentar. Bjão!!!!!!!!!


  10. Que bom que eu durmo do jeito certo…Esse site mi ajudou a ter certeza disso!!Obrigada :]


  11. Manda a resposta para meu e-mail…tem allgum problema se dormir de lado do jeito certo mais com a perna de baixo esticada??


  12. dddddddddddddddddddddddddd


  13. Porcaria eu durmo errado mais durmo@!! isso é o q me importa!!!cARALHO


  14. kakaka… ja tentei dormir da forma certa mas durmo de loado a anos rsrsrsrsrsrs


  15. Uaaaaaaai, alguém sabe se a forma de dormir ajuda no crescimento??


  16. eu preciso crescer, tenho um sonho de ser modelo. eu fui na agência e eles disseram que eu preciso crescer 14 cm pra desfilar….
    O QUE EU FAÇO?? NÃO POSSO DEIXAR QUE MEU SONHO MORRA D:


    • qual é sua altura? e quantos anos vc tem?


  17. ja troquei até o colchão e as dores das costas não passa o qui faser


  18. Bom, eu acho que o jeito certo é o pior para acostumar.
    Não sei porque fica desconfortável…


  19. Gostaria de saber! Quem dorme de bruços com o travesseiro de lado vertical, esta prejudicando a sua saúde..Porque eu não consigo dormir de outra posição, e tenho muita dores na coluna…


  20. esse com certeza e o jeito certo porque tudo que e correto e dificil de seguir!vou tentar de agora p frente.


  21. eu tento dormirrr do jeito certo..mas é tão dificil.Eu deito na posição certa mas quando acordo estou toda torta!!afff!!!


  22. Eu tento dormir do jeito certo…mas e muito dificill!!Eu deito na posição certa mas quando acordo estou toda torta!!aff!!!


  23. Eu tento dormir do jeito certo..mas e muito dificil!!Eu deito na posição certa mas quando acordo estou toda torta!!aff!!


  24. Eu tento dormir do jeito certo..mas e dificilll!!Eu deito na posição certa mas quando acordo estou toda torta!!afff!!


  25. a vida e bela com daniel e mortadela


  26. estou com dores na região lombar , é como se minha coluna as vezes travasse , começou fraca e eu nem me preucupava mas agora as dores tornarão-se mais frequentes

    o que eu faço


  27. nossa que legal eu durmo do jeito certo meus parentes sempre reclamavam que eu usava uma almofada nas pernas, mas no inicio do dia eu sou o unico que nao teño dores


  28. legalllllllllllllll


  29. eu tento dormir do jeito certo mas não consigo, eu durmo de burço com a mão em baixa do travesseiro .


  30. antes eu dormia de barriga para baixo depois barriga para cima e não me sentia confortavel mas agora vou dormir na lateral com almofada entre os joelhos porque sou magra.



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: