h1

Risco da Conformidade

4 abril, 2006

Sem nada pra fazer…
Me lembrei de “Sociedade dos Poetas Mortos”.
Uma daquelas partes cômicas que contêm filosofia e saber escondidos nas entrelinhas.
Acho que todos viram o filme…
E, com certeza, se assistiram, vão se lembrar da parte abaixo, onde Sr. Keating está no pátio com seus alunos:



Obrigado, meus senhores.
Todos partiram com o seu passo, a sua passada.
O Sr. Pitts, calmamente, sabia que chegaria lá um dia.
O Sr. Cameron pensava:
“Isto está certo? É capaz de estar. Ou talvez não, não sei”.
O Sr. Overstreet, levado por uma força superior.
Mas… Não os trouxe aqui para os ridicularizar, mas para mostrar a dificuldade de manterem as suas convicções diante dos outros.
Vejo nos seus olhos:
“Eu teria andado de outra maneira”.
Então se perguntem porque batiam palmas?
Todos precisamos de aprovação.
Mas acreditem que as suas convicções são únicas.
Mesmo que os outros achem excêntricas ou que digam:
“Isso é m-a-a-u”.
Robert Frost escreveu:
“Duas estradas divergiam num bosque e eu segui pela menos usada.”
Isso fez toda a diferença.
Quero que encontre a sua maneira de andar.
Vão para onde quiserem.
De maneira altiva, tola, como quiserem.
Meus senhores, o pátio é de vocês.
Não precisam representar.
Façam para vocês mesmos.
Sr. Dalton, não nos acompanha?
Estou exercendo o meu direito de não andar.
Obrigado, Sr. Dalton.
Direto ao ponto! Sem rodeios.

Sempre me vi como sendo Nuanda! Ninguém mais, ninguém menos!
Alguém que não quer se enquadrar no sistema, mas ao mesmo tempo…
É amigo fiel e comprometido com todos.
Mas voltando ao ponto…
Existe muito isso! O Risco da Conformidade!
De você cair nas armadilhas, de ficar nas mesmices da vida!
Todos podem ser líderes, criadores, por quê então se contentar em ser seguidor?!?
Por quê se deixar levar?!
A pessoa perde sua essência quando pára de questionar.
Viver é julgar e questionar!
Por quê a gente teima em perder as coisas de criança?
De perguntar, saber os por quês?

Comentários :
———————————————————————-
[Ma]
Agora que vc falou… vc e Nuanda são igualmente irreverentes, desafiadores da ordem instalada, questionadores, divertidos… tem a ver sim!

25/04/2006 19:40

[Rodrigo (Bodas)]
Só pra constar meu comentário q não precisa sempre ser final… Eu pensei que iria causar comentários era a parte do Nuanda… Ninguém me acha parecido com ele não?!?

11/04/2006 11:36

[Fefa]
Concordo com a Má! beijos!

07/04/2006 14:14

[Má]
Mas, tiu, por quê tantos por quês? rs… Acho a fase dos por quês das crianças insuportável! Mas, embora seja chato ficar respondendo aos porquês intermináveis das crianças, sei que é só assim que formamos nossa opinião, que somos nós mesmos e não o que os outros querem que sejamos. Seu texto está bem correto nos questionamentos! Não deveríamos, nunca, nos conformar… acho que, o que acontece é que temos o péssimo costume de deixar pra depois, de deixar pra lá… A frase que mais gostei é: “Todos podem ser líderes, criadores, por quê se contentar em ser seguidor?!” Muito bom!

07/04/2006 24:40

[Diego]
Infelizmente não vi o filme… De qualquer forma, concordo totalmente. Esse risco da conformidade, pelo menos pra mim, é assustador. Minha cabecinha ainda ingênua e infantil tem muita esperança de nunca cair nisso…

06/04/2006 19:46

[Deyse]
Adorei seu comentário final. Por que as pessoas nãos eguem seu próprio princípio? Medo? Sei lá, só sei que eu nunca fui de seguir ninguém, nem moda… hehehe! Beijo

06/04/2006 11:45

[Trotta]
Porque de tanto dar murro em ponta de faca, muitas vezes vc cansa… mas certas pessoas não.

05/04/2006 18:42

[Fefa]
Os questionamentos da vida são importantes para seguir a vida com mais vontade, para termos a sensação de que não paramos no tempo e que ainda temos mto a fazer! O filme é ótimo! beijos!

05/04/2006 15:21

[Ricky]
Eu amo o Filme! Carpe Diem! Minha Filosofia de Vida. Não quero mais me conformar com o que eu não gosto… e estou cagando e andando para o que os outros pensam. Quero é plantar e colher a minha felicidade. A minha última colheita foi muito farta… acho que uma das maiores que já tive. Pena que alguns se incomodaram. Adorei o Texto Bode!

05/04/2006 24:11

Deixe um comentário

