h1

Só de Sacanagem

21 março, 2007

Segunda-feira, Julho 24, 2006
Só de Sacanagem por Elisa Lucinda

Ana Carolina declama.
É muito importante… Ainda mais nessa época de voto…
Vamos querer! E mudar o final!

Achei na net e achei legal compartilhar com vcs!
Ver suas opiniões e comentários.

Segue aqui o texto na integra:


Meu coração está aos pulos!

Quantas vezes minha esperança será posta à prova?

Por quantas provas terá ela que passar? Tudo isso que está aí no ar, malas, cuecas que voam entupidas de dinheiro, do meu, do nosso dinheiro que reservamos duramente para educar os meninos mais pobres que nós, para cuidar gratuitamente da saúde deles e dos seus pais, esse dinheiro viaja na bagagem da impunidade e eu não posso mais.

Quantas vezes, meu amigo, meu rapaz, minha confiança vai ser posta à prova?

Quantas vezes minha esperança vai esperar no cais?

É certo que tempos difíceis existem para aperfeiçoar o aprendiz, mas não é certo que a mentira dos maus brasileiros venha quebrar no nosso nariz.

Meu coração está no escuro, a luz é simples, regada ao conselho simples de meu pai, minha mãe, minha avó e os justos que os precederam: “Não roubarás”, “Devolva o lápis do coleguinha”, “Esse apontador não é seu, minha filha”. Ao invés disso, tanta coisa nojenta e torpe tenho tido que escutar.

Até habeas corpus preventivo, coisa da qual nunca tinha visto falar e sobre a qual minha pobre lógica ainda insiste: esse é o tipo de benefício que só ao culpado interessará. Pois bem, se mexeram comigo, com a velha e fiel fé do meu povo sofrido, então agora eu vou sacanear: mais honesta ainda vou ficar.

Só de sacanagem! Dirão: “Deixa de ser boba, desde Cabral que aqui todo mundo rouba” e vou dizer: “Não importa, será esse o meu carnaval, vou confiar mais e outra vez. Eu, meu irmão, meu filho e meus amigos, vamos pagar limpo a quem a gente deve e receber limpo do nosso freguês. Com o tempo a gente consegue ser livre, ético e o escambau.”

Dirão: “É inútil, todo o mundo aqui é corrupto, desde o primeiro homem que veio de Portugal”. Eu direi: Não admito, minha esperança é imortal. Eu repito, ouviram? Imortal! Sei que não dá para mudar o começo mas, se a gente quiser, vai dar para mudar o final!

21 comentários

  1. Comentários:

    ———————————————————–
    Fefa disse…

    Imagina ouvir esse texto ao vivo? Muitão bom! Será que o Trotta lembra?
    Fomos ao show da Ana Carolina e Seu Jorge, e ela falou esse texto.
    É isso aí, ops…essa é nome de outra música…mas tudo bem.

    beijos!

    24/7/06 12:09 PM
    Mamy disse…

    Esse texto é mesmo lindo! Tenho ele gravado… A gente tem que renovar a nossa determinação de sair limpo desse mar de lama.

    24/7/06 3:34 PM
    Marilia disse…

    Excelente texto! Adorei muito muito muito! Que inveja da Fefa…

    24/7/06 6:35 PM
    Menina disse…

    Cara, acho que eu sou a única que considera esse texto uma série de coisas já ditas.

    A mensagem é válida. Difícil é botar em prática, quando se tem a chance de obter vantagem sendo anti-ético.

    25/7/06 10:14 AM
    Bodas
    Bodas disse…

    Um coisa é discurso, outra é pratica…
    E infelizmente concordo com vc!
    É dificil resistir a levar vantagem!
    Mas acho que é preciso manter o discurso.
    Tentar ensinar aos outros a mudar de atitude!

    26/7/06 9:30 AM
    ————————————————————


    • é o que apropia letra diz veio de meu pai e de meu avo é uma cadeia de personalidade, e agora pra inxertar isso nas pessoas de hj, quando é q podemos pensar qeu o fim esta proximo


  2. Eu gosto desse texto, gosto de ouvir Ana Carolina citar no shows.
    Acho a mensagem válida, só precisa ser colocada em prática, o que é mais difícil mesmo.


  3. Opa! Lembro sim de ter visto ao vivo ela declamar esse texto. Foi muito legal mesmo! 😀


  4. Te imitei descaradamente, Bodas, e vou republicar meus textos do Sotaques lá no É a mãe! Heheheheheeh… 🙂

    Mas é este o objetivo…
    Toda ideia boa deve ser copiada e replicada!


  5. Já conhecia esse texto da Elisa Lucinda, acho bárbaro! Inclusve tenho o DVD do seu Jorge e Ana carolina (com essa cena do video do youtube) onde ela lê e logo em seguida canta uma musica que fala do mesmo tema, composta pelo Tom Zé.
    abraço


    • Olá, você pode me passar o nome desse dvd por gentileza que contém esse poema??
      Obrigado.


  6. Re-afirmo o que disse anteriormente: gostaria muito de ter ouvido ao vivo, como a Fefa ouviu… Muito bom!

    Quem sabe num futuro distante!


  7. Por que em um futuro distante, Bodas???? 😦 😦
    Se eu não estou enganada, eu tenho em DVD, do show ao vivo. Já ajuda, né?

    Opa se ajuda! Dvd é bom!

    Mas…mas…quem sabe em um futuro próximo ela não fala em algum show, hein? hein?

    O phoda Fefas é o momento… Grana é artigo de casamento este ano!


  8. Só para vc ter uma noção, só agora eu vi que tinha o video, do youtube junto do post. Que lixo de computador!


  9. Esse poema é um dos melhores que eu já vi … Ainda mais na voz de Ana Carolina .. fico muito bom !


    • as vees nnum é nem a voz éo propio texto…rsrs ela deu uma de cassia eler, deu alma a uma letra que deixou mais encantador… mesnos dolorido e mais profundo…


  10. bom esse texto é incrivelmente atual, e mais lindo nesse texto é tbm amusica q acompanha, mostrando do autor dessas proesas, um grande rancor que existe em todos os brasileiros e que so percebemos depois de escutar algo tão divino, muitos pensam mais poucos sabem como falar de determinados assuntos…


  11. sabado,dia 14/08/10,tive uma emoção e orgulho.pois foi a formatura do meu sobrinho augusto z. silva e ele na qualidade de orador leu este texto espetacular,que foi um dos momentos mais felizes da minha vida.não sabia que era da elisa lucinda parabéns.


  12. alguem pode me ajudar?
    preciso fazer um texto sobre o poema demonstrando o papel de cada um do desabafo de Elisa e apresentar principios do conceito de ética e moral.


  13. alguem pode me ajudar?
    preciso fazer um texto sobre o poema demonstrando o papel de cada um do desabafo de Elisa e apresentar principios do conceito de ética e moral.
    obrigada


  14. vcs sao e muito otario essa porra de site nao serve pra nada seu viados gays


  15. olha o otario alguem pode me ajudar ? seu idiota vc nao tem mao o lerdo escreve vc mesmo seu viado afffffff esses otarios tudo baitola tudo queima rosca tudo ze ruela ze buceta


  16. gostaria que me ajudasse a entender o que diz no texto só sacanagem.E um trabalho da minha pos graduação. Por favor o mais rápido possivel. Muito obrigado vou esperar respostas Ok………


  17. adorei esse texto



Deixe um comentário

