h1

HP7 – Análise das Capas

4 abril, 2007

Capa Infantil Britânica

 

Ron, Harry e HermioneRon, Harry e Hermione Esta capa foi um trabalho de ilustração de Jason Crockford, que já tinha preparado as capas de Ordem da Fênix e Enigma do Príncipe. Sem dúvida, é o desenho mais rico e caprichado para as capas do Reino Unido até agora. Pela primeira vez, as cores principais preta e branca são usadas, junto com o roxo e laranja.

 

Sinopse:

 

“Harry está esperando na Rua dos Alfeneiros. A Ordem da Fênix está chegando para levá-lo embora com segurança sem que os seguidores de Voldemort saibam – se conseguirem. Mas o quê Harry fará depois? Como ele poderá completar a momentânea e aparentemente impossível tarefa que o professor Dumbledore deixou para ele?”

Trio:

 

Ron, Harry e Hermione Pela primeira vez nas edições britânicas, Harry, Rony e Hermione aparecem juntos, o que mostra sua importância não só para o enredo do sétimo livro mas também como companheiros e melhores amigos de Harry. É possível observar que eles estão vestidos formalmente (com exceção de Harry) o que pode indicar um evento importante. Formatura, talvez? Fisicamente, Harry e Hermione apresentam feridas em seus braços. Rony e Hermione demonstram terror ou susto (com uma possível queda) enquanto Harry está levemente mais destemido e focado em algo que deve fazer. Jason Cockcroft, ilustrador das capas infantis da saga desde o quinto livro, procurou desenhar os personagens com uma aparência mais adulta acompanhando o crescimento dos mesmos através dos livros.

 

Objetos

 

Tesouro? Em volta dos personagens podemos conferir um grande tesouro jamais citado na série. Poderia ser o cofre de alguém em Gringotes (Tom? Mundungo? R.A.B.?) ou quem sabe os pertences da colecionadora Hepzibah Smith. O tesouro parece composto de pratos, uma armadura com imagens de dragão, moedas de ouro, pedras preciosas e vasos. Uma espada, talvez a de Godric Gryffindor, também aparece na ilustração. No verso do livro também é mostrada uma bola de cristal com a figura de uma serpente em seu interior (Nagini, talvez, ou um Horcrux).

 

Elfo Doméstico

 

Dobby? Kreacher? Se observarmos bem, podemos localizar um elfo segurando uma espada atrás de Harry. Espada, como dissemos antes, que talvez tenha pertencido a Godric Gryffindor (Harry Potter e a Câmara Secreta). Pode ser Dobby, que estaria ajudando Harry. Já levando para um lado mais pessimista, talvez possa ser até Monstro. Pela maneira que ele segura Harry e pelas suas rugas de expressão parece até que ele está ali para tentar assassiná-lo.

 

Contracapa

 

Hogwarts está congelando?! Podemos ver Hogwarts, à direita, toda acessa em noite de lua cheia. A imagem pode ser dividida em dois extremos, um positivo e outro negativo. No lado oposto, vemos uma paisagem esfumaçada, sombria com árvores mortas.Em uma análise hipotética, acreditamos que essa névoa poderia ser uma espécie de feitiço lançado por Voldemort contra Hogwarts já que o castelo parece estar congelando ou pior, um exército formado de Dementadores sob o comando do Lorde das Trevas em ataque à escola.

 

Símbolo

 

Hogwarts está congelando?!Uma das coisas mais intrigantes da capa. Parece que o triângulo foi cravado em mármore. Deve representar algo muito importante.

 

Cervo

 

Patrono de Harry Percebam que a ilustração do cervo é esbranquiçada, o que representaria o patrono de Harry. Se fosse apenas James como animago, apareceria em cores normais. Ele está olhando para cima, com uma expressão otimista.

 

Capa Infantil Americana

 

Ron, Harry e HermioneRon, Harry e Hermione A ilustração da capa americana (também utilizada na edição brasileira) é de Mary GrandPré, que desenhou todas as capas de Harry Potter nos EUA. O trabalho, apesar de simples, é muito bonito. Mary consegue transpor sentimento dramático e épico em tons laranjas e vermelhos. Harry está sozinho novamente na capa e apresenta o braço esticado, como na capa da “Pedra Filosofal” (só que nela, ele tentava apanhar o pomo). As letras que tanto conhecemos formando “Harry Potter” aparecem em vermelho, desta vez. Certamente, a capa apresenta grande significação (parece que será uma das cenas mais importantes, se não a mais importante) e sentimento.

 

Harry

 

HarryAparece com uma expressão compenetrada e com o braço levantado aos céus. Parece estar preparado para fazer algo muito poderoso, e o interessante é que ele está sem varinha para isso.É possível observar também que ele está carregando algo pendurado em seu pescoço. Provavelmente, é o medalhão que pertencia à Slytherin, um dos Horcruxes que Harry precisa coletar e destruir no livro.*Obs: Por curiosidade, na capa americana do primeiro livro, Harry também apresenta o braço levantado (para pegar o pomo).

 

Voldemort

 

Hogwarts está congelando?!Também sem varinha como Harry, aparece pela primeira vez de corpo inteiro em uma capa da série. Seu movimento de mão é similar ao de Harry e parece que ele também deseja o mesmo que seu oponente.

 

Fundo

 

Hogwarts está congelando?!Desta vez, Harry aparece em um cenário aparentemente estranho para nós. É uma espécie de arena que, talvez seja em Hogwarts ou ainda, quem sabe, dentro do véu. Se fosse neste último, poderia ter explicação o fato de Harry estar fazendo magia sem varinhas. O lugar parece estar um pouco destruído, já que podemos ver pedaços de madeira e pedras. Pode já ter estado assim antes de Harry chegar, ou talvez fique assim por causa da possível batalha que ele esta travando ali. Se observamos direito, é possivel vermos vultos de pessoas no fundo. Se for realmente no véu, poderia representar pessoas mortas. As cores indicam que está proximo do pôr-do-sol.

 

Cortinas

 

Um jeito interessante de terminar a série, pelo o que a gente acha. A primeira ilustração de Mary GrandPré para a série também apresenta as cortinas, então é possível que ela tenha as desenhado novamente para “fechar” sua participação em Harry Potter.

 

Capa Britância Adulta

 

Ron, Harry e HermioneRon, Harry e HermioneA foto da capa adulta do Reino Unido foi feita Michael Wildsmith, fotógrafo que também criou as capas anteriores . Como sempre, as edições adultas não apresentam muitos detalhes, geralmente apenas um objeto ou um cenário que remete à algo de importante no livro. Desta vez não foi diferente. Podemos observar que o objeto que aparece nessa edição parece um medalhão, o que faz sentido na história que já sabemos até aqui. Seria o Horcrux que Harry estava procurando com Dumbledore no fim do sexto livro, mas que tivera sido substituído por um falso. Este medalhão, que pertencia a Slytherin será buscado por Harry durante o livro para ser destruído. E vejam que na edição americana Harry está com o que parece ser o próprio medalhão pendurado no pescoço.

 

Sinopse:

 

“Harry foi incumbido de uma obscura, perigosa e aparentemente impossível tarefa: àquela de localizar e destruir as Hocruxes de Voldemort que sobraram. Nunca Harry se sentiu tão sozinho, ou enfrentou um futuro tão cheio de sombras. Mas Harry terá que encontrar de alguma maneira dentro de si mesmo a força para completar a tarefa que lhe foi delegada. Ele deve deixar o conforto, segurança e companhia d’A Toca e seguir sem medo ou hesitação o inexorável caminho colocado para ele…

Nesta última, sétima parte da série Harry Potter, J.K. Rowling revela com incrível charme as respostas para muitas questões que foram tão ansiosamente aguardadas. A maravilhosa, ricamente conduzida história, que afunda, tem reviravoltas e atinge um passo de tirar o fôlego, confirma a autora como uma mestra na arte de contar histórias, cujos livros serão lidos, relidos e lidos novamente.”

Texto retirado, virgula por virgula do site

Ótima essa análise! Até por isso que resolvi divulga-la!

PS: Não têm Spolers Trotta! Não mais do que as próprias capas já dão! 😀

Anúncios

7 comentários

  1. Gente! Harry Porter está sendo estudado como um livro sagrado! Tá doido!

    FãS! É a unica coisa que posso dizer sobre! 😀


  2. É, mas por via das dúvidas, preferi não ler muito não, huahuahua! Li beeeeem por cima.

    Achei a capa americana extremamente sem graça. A britânica é muito mais caprichada! A edição brasileira deveria ter pêgo a britânica desde o começo. Aliás, é babaquice ter capas diferentes, sinopses diferentes… em países diferentes. Ainda mais considerando que falam a mesma língua! Pra quê uma americana e uma inglesa? O.o Não entendo.

    Sinceramente… Não faço a minima ideia!
    Mas como fã eu acho até bom! São mais pedacinhos de informações jogados como migalhas para os desesperados como eu!

    Só não achei babaquice isso de ter capa adulta. Não sabia dessa! Todas as edições têm disso? Se eu for comprar os livros, com certeza vou preferir essa capa adulta bonitona! 😀 Hehehe!

    Acho que só do livro 4 em diante têm dessa de edição adulta… Mas parece que não têm diferença na pratica nenhuma!

    Abraço! E boa sorte tentando ser o blog do minuto de novo! Tô vendo que sua repetição de tema é com esse objetivo, huahuahua! XD

    Pior é que não mesmo!
    É desespero de Fã mesmo! Aquilo tinha sido pegadinha mesmo!
    Não tenho duvida!


  3. Eu tb acho nada a ver o lance de capas diferentes. Mas gosto da Americana Infantil e adorei a Adulta.

    Ah…e não tem Spoler não!!!!!!!

    Er… pode ser considerado algumas coisas Fefa… Têm a garantia do Elfo domestico, da espada, dos tesouros.
    Isso pode ser considerado meio que Spoler.
    Por isso que tinha falado que não mais do que as próprias capas já dão!


  4. Estou boiando: o que é spoler?

    É contar o que vai acontecer antes de acontecer! Dar um previu!

    Mas, adorei as sinopses, os detalhes…
    Se a luta for mesmo atrás do véu, significaria que pode-se estar vivo dentro dele… e isso me renova as esperanças de Sirius vivo e morando com o Harry no final…

    Há pessoas no forum que dizem que é na escola a balatha e as cortinas só querem dizer o fim da série! Tipo as cortinas se fechando saca?!

    Fiquei ansiosa com o livro, pela primeira vez desde o fim do livro seis. Ansiosa por explicações sobre Sirius e Dumbledor, meus personagens favoritos. Ansiosa pelo desfecho…

    Não estou ansioso pelos mesmos motivos… Mas tb estou ansioso!

    Estou no aguardo!!

    Idem! 8)


  5. Já o tenho em pdf… Queres? ihihi


  6. Não é um elfo!!! é um duende dã!!! spoiler abaixo\/
    é a cena que estão no cofre dos lestranges, rony, hermione, harry e o duende!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


  7. eu adoro harry potter pra mim todos os filmes sao otimos
    eu adoraria se tivesse ate 12 filmes dele,eu adoro mais ainda as magias.



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: