h1

Metrô é Solução

13 dezembro, 2007

 

O maior e mais antigo metro do Brasil é o metrô de São Paulo que foi aberto em 1974 e no ranking mundial de tamanho ocupa o 37º lugar. Apesar de ser menor que o de Nova York:

368 contra 60 km de trilhos ele transporta cerca de 4,9 milhões de passageiros dia contra 4,8 milhões de Nova York.

Nossos políticos ao invés de visualizarem esses dados e concluírem que transporte público, mais especificamente o metrô é a solução para o transito de São Paulo preferem fazer soluções paliativas como rodízio. Gerando não uma solução para o problema. Por vezes parecendo sim uma maneira de fugir ao problema, na verdade aumentando o problema e não o resolvendo.

A venda de carros gera receita para o estado, mantem a economia ativa, e o rodízio age de maneira a aumentar o número de carros em uma cidade classe média alta como a nossa. A grande maioria prefere ter dois carros de finais de placa diferentes do que se sujeitar ao rodízio. Então ao invés de criar uma solução, os políticos realmente estão aumentando o problema. Claro que com isso eles geram mais receita para os bolsos “do estado” afinal além dos carros e impostos arrecadados, eles podem multar os infratores, tirando assim o direito de ir e vir de cada cidadão em sua própria cidade.

São Paulo é uma das três maiores cidades do mundo e precisa passar a ser tratada como tal pelos nossos governantes. Onde já se viu os aeroportos da cidade não serem ligados a nenhum metrô?

Não falo que tínhamos que ter um metrô do tamanho do de Londres que é o mais antigo do mundo (1863) e têm 408 km de trilhos e 275 estações. Mas se já tivéssemos pelo menos o tamanho do sistema de metrô de Moscou com 278 km de trilhos acho que seria fácil para São Paulo ficar com a maior quantidade de passageiros dia, que é no caso de Moscou com cerca de 8 milhões dia.

Anúncios

6 comentários

  1. O metrô de SP é impressionante, principalmente pra meus olhinhos de capiau. Mas parece que governo tá aí é pra isso mesmo: pra piorar a vida do cidadão. Humpf…


  2. Eu adoro o metrô! Prefiro do que ônibus. Onde eu posso ir de metrô pra mim é bem mais fácil.
    Agora, concordo que deveria ter um metrô ligado aos aeroportos, facilitava e muito!


  3. Adorei o texto!! Bem informativo!!
    E como o nosso metrô é tão menos que os demais, hein? Afff…


  4. Com certeza, quanto mais metrô melhor! De onde vc pegou esse texto?


  5. Sua reflexão foi das melhores que eu li. Concordo que o transporte público deveria ser tratado com seriedade pelo governo em SP, mas parece que ninguém tá nem aí, e o cidadão continua fazendo milagre atrás de milagre para se locomover. Isso, claro, pra quem como eu, não tem carro.

    É foda, é o que eu digo. E quanto mais aumentam o número de prestações do financiamento do carro, mais preocupada eu fico. Qquer dia, vai ser como televisão: você entra num barraco e não tem nem o que comer, mas tem lá a tv colorida pra acompanhar a novela das oito. É embaçado…


  6. Este texto é de minha própria autoria…
    Os dados foram retirados de uma matéria sobre metrô no mundo da Mundo Estranho.



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: