h1

Dez motivos para comentar mais em blogs

5 janeiro, 2008

O blogueiro profissional Chris Garrett incentivou seus leitores a comentarem mais em blogs em geral. Propôs que, durante uma semana, tentassem comentar mais e mais a cada dia e acompanhassem o resultado. Na semana seguinte, apresentou dez razões pelas quais considera o ato de comentar bom para blogueiros:

1 – É a coisa certa a fazer – as pessoas reclamam de não ter comentários suficientes em seus próprios blogs, mas não dedicam tempo suficiente a comentar nos outros. Todos nós gostamos de atenção e um eventual tapinha nas costas por um trabalho bem feito. Trate os outros como você gostaria de ser tratado!

2 – Fazer amigos e influenciar pessoas – blogar é, em parte, uma atividade de networking. As pessoas têm mais probabilidade de linkar para você (ou mais) se elas tiverem ouvido falar de você. Apareça, faça amigos.

3 – Cliques – as pessoas clicam no seu link para ver sobre o que mais você escreve. Óbvio, mas verdadeiro.

4 – Desenvolver um olhar blogueiro – encontre o ponto de interesse de uma história. Ao comentar, você está treinando seu cérebro a pensar em algo interessante.

5 – Criar conteúdo comentável – observando os posts em que você comentou e aqueles em que não comentou (ou não conseguiu, por mais duro que tentasse!) você desenvolve uma percepção do que funciona para atrair comentários.

6 – Comentários = idéias – você conseguiu comentar. O seu comentário poderia ser expandido para um post?

7 – Você nunca sabe quem está lendo – me espanta quem lê meus comentários em blogs obscuros que eu achava que só eu e um punhado de pessoas liam. Meus comentários num blog renderam um trabalho de consultoria. Você nunca sabe a não ser que tente.

8 – O que você dá, você recebe mais – eu acredito fortemente que o que você faz retorna pra você. Você receberá mais comentários. Experimente.

9 – Manter-se em forma – exercite seus músculos de escritor, quanto mais praticar, mais você melhora. Comentários devem ser curtos, rápidos, diretos ao ponto e produzir um impacto. São testes excelentes para sua habilidade de redação.

10 – Comentar em blogs novos para perspectivas novas – se você está sempre entre a mesma turma, inevitavelmente verá os mesmos pensamentos refletidos vez após vez. Liberte-se! Eu recomendo que as pessoas comentem em novos blogs a cada dia. Ao não comentar sempre nos mesmos blogs, ou especialmente estabelecer o objetivo de comentar em novos blogs do que na véspera, você será forçado a sair da suas zona de conforto de leitura de blogs e visitar novos blogs. Isso lhe expõe a novas idéias, formas diferente de ver as coisas e, quem sabe, uma saída da câmara de eco.

Garrett reuniu algumas justificativas interessantes aos conselhos óbvios que poderiam ser resumidos em “comente para ser comentado”, mas o melhor de tudo acho que foi a proposta da experiência de uma semana. Pelos próximos sete dias, vou me dedicar mais aos comentários e ver o que acontece. Se você quiser fazer o mesmo, pode começar aqui mesmo! 🙂
Que comentar é fato necessário para ser comentado eu já sabia…
mas achei bem legal a idéia e as dicas!
Fiquei uns meses sem comentar quase ninguém a mais do que os Amigos.
Vamos voltar a socialização para crescer a coisa! 😀

12 comentários

  1. Eu só comento nos blogs dos meus amigos, dificilmente comento em um blog desconhecido, mas vou começar a aplicar e depois falo o resultado. Acho que é quase certo que, pelo menos, a visita da pessoa na qual eu comentar o blog, eu vou ter 😀
    Boas dicas, válidas!


  2. Bom, acho que eu até que faço minha parte, né?
    Mas as dicas são bem verdadeiras!


  3. Ah… eu sei lá! Acho eu que nem ligo tanto pra se comentam ou não. Eu comento se eu gosto do que li. Se não muda em nada na minha vida, eu nem comento!

    Como vc pode perceber, esse texto mudou em algo minha vida: serviu pra ver que, ‘a nível de’ internet, eu sou um tanto anti-social! HAuhauhauhuahauhauhauhuahuahua!


  4. Puxa, acho que eu raramente comento aqui… 🙂 Mas sabe que eu discordo ao menos do item “é a coisa certa a fazeer”? Acho realmente importante registrar algo como “ei, eu li seu texto”, mas mais importante é aproximar pensamentos afins e estreitar relações – traduzindo, é aumentar encontros como aquele do Burger King! 🙂

    Abração pra vc e pra Marilia!


  5. Rodrigo,

    Antes de mais nada: parabéns pelo excelente blog, gostei muito 😉

    🙂

    Adorei este post, tanto que vou copiar para o meu, com os devidos créditos, é claro. Já tinha sentido esta sensação antes, comente para ser comentado, é fato! 🙂

    Apesar de o meu ser “novato”, alguns meses apenas, mas já tenho alguns parceiros legais e leitores fiéis. Espero que se torne mais um, ok? 😉

    😆

    ABRAÇOS E MUITO SUCESSO PRA VC!


  6. […] Fonte:Discussões, Dissertações e Poesia […]


  7. Interessante esse post.
    Realmente, hj o pessoal anda comentando bem menos que antigamente.
    Não sei se isso tem a ver com o crescimento da net. Antigamente, quando veio a febre Blog, todo mundo comentava todo mundo. Era comum vc ver posts com 50,60 e até 100 comentários. Lembro que quando comecei a visitar blogs, a coisa era movimentada. Mas com o crescimento, e milares de novos blogs e serviços da net, as pessoas não
    que ficam com preguiça ou com má vontade em comentar, mas exuste tanta coisa que a maioria das pessoas se “perdem” e acabam não fazendo tudo aquilo que propuseram quando se conectaram.
    Tenho saudade dos blogs badalados, mas por outro lado, não cobro muitos comentários. Afinal, tb não comento em todos que visito.

    abração


  8. Pegando um gancho no que o Simbioze escreveu, acho que as pessoas têm comentado menos porque os blogs têm sido lido direto nos agregadores de feed. Aí, se a coisa não for mesmo de “abalar Bangu”, a gente não se dá ao trabalho de clicar no link do blog pra comentar.
    Engraçado é que fiz minha primeira conta no blogger só pra poder comentar em todos os blogs que gosto. Hoje, confesso que sou mais preguiçosa…


  9. Taí gostei. Nota 10. Gosto tanto de receber comentários em meu blog como gosto de comentar nos blogs que leio. Abraços !


  10. Olha eu aqui fazendo a minha parte também! As idéias dele são boas, mas como disse o Marmota, discordo também do “é a coisa certa a se fazer”. Isso só se aplica mesmo àquela pessoa que fica reclamando que não recebe comentários, mas que também não os faz, mas existem dezenas de leitores que simplesmente não comentam, e isso é uma decisão particular.


  11. Parece que vc conseguiu mesmo mais comentários com isso, né? Hehehe!

    Eu acho que o principal é interagir mesmo, dar idéias ou complementar algo que foi falado no post. Infelizmente, os comentários são escassos e a maioria só concorda ou discorda, sem se preocupar em acrescentar alguma coisa.

    Inclusive eu, que geralmente só faço alguma piadinha idiota, hehehe! (como essa) Abraço!


  12. Em um mundo ideal, todos os posts gerariam grandes conversações. Pena que não é sempre assim.
    E, só para constar — também há outras formas de se discutir um post, como pessoalmente, por e-mail, ou IM 😛



Deixe um comentário

