h1

FORMATOS DE VÍDEO

14 janeiro, 2008

Está é a explicação do que significa cada tipo de arquivo ( extensão) de video. Mas essa este post é mais para mostrar o que está por traz, a codificação de cada tipo de filme.
Nada me impede de renomear e alterar uma extensão AVI para WMV. Porem simplesmente renomeá-la não faz o truque, existem inúmeros programas na net para fazer a real conversão de um formato para outro.

ASF – Advanced Streaming Format. Esta é a resposta da Microsoft à Real Media e à qualquer tipo de media streaming.

AVI – Audio Video Interleave. Formato de vídeo mais usado em PCs com o Windows. Ele define como o vídeo e o áudio estão juntos um ao outro, sem especificar um codec.

CVD – O CVD é uma combinação dos formatos VCD e SVCD, e é suportado geralmente por uma maioria de players de DVD. Suporta as bit-rates MPEG2 de SVCD, mas o uso de uma definição de 352×480(ntsc) como a definição horizontal são geralmente mais menos importantes. Atualmente nenhum grupo libera produtos no formato CVD.

KDVD – Formato de arquivo 100% compatível com MPEG_2, capaz de rodar em qualquer DVD Player Standard. Esta tecnologia habilita 6 horas de filme em Full D-1 720×480 num DVD, ou algo em torno de 10 horas em Half D-1 352×480 no mesmo DVD.

KVCD – É uma modificação ao padrão MPEG-1 e MPEG-2. Habilita criar CDs de 120 minutos com qualidade perto do DVD em CDs de 80 minutos. Porém já existe especificações que geram vídeos de 528×480 (NTSC) e 528×576 (PAL) e MPEG-1 com bitrate variável entre 64Kbps e 3000Kbps. Usando um resolução 352×240 (NTSC) ou 352×288 (PAL), é possível “encodar” vídeos com até 360 minutos com qualidade perto de um VCD num CD de 80 min.

MOV – Formato criado pela Apple para o Quicktime, o seu programa de multimídia – também disponível para Windows.

MP4 – Criado em 1999 por uma associação de empresas que desenvolve padrões de compressão de dados digitais, o MP4 é a extensão oficial para a nova geração de arquivos MPEG-4. É uma evolução do MPEG-2, usado pela indústria de TV e vídeo, até mesmo no DVD. O MP4 dá origem a arquivos menores – 10% do original – sem perda de qualidade, e lida (muito melhor que o MP2) com os diversos elementos do vídeo, como contraste, cor, som ou legendas, tem melhor transmissão e recepção de sinais.
Graças a essa nova tecnologia, filmes são copiados de DVDs nos muito mais populares e baratos CDs. Com isso, podem ser vistos em qualquer computador por quem não tenha um aparelho de DVD .
Os formatos que compõem um MP4 padrão são:
*Som: MP3, AAC e Apple Lossless
*Vídeo: MPEG-4, MPEG-3 e MPEG
*Imagem: JPG e PNG
*Legendas: XMT e BT

MPEG – É a abreviação de Motion Picture Expert Group e é a fonte de pesquisa para formatos de vídeo em geral. Este grupo define padrões em vídeo digital, estão entre eles o padrão MPEG1 (usado nos VCDs), o padrão MPEG2 (usado em DVDs e SVCDS), o padrão MPEG4 e vários padrões de áudio – entre eles MP3 e AAC. Arquivos contendo vídeo MPEG-1 ou MPEG-2 podem usar tanto .mpg quanto .mpeg na extensão.

OGM – Pode ser usado à uma alternativa ao .avi e pode conter Ogg Vorbis, MP3 e AC3 áudio, todos os formatos de vídeo, informação por capítulos e legendas.

RM/RA/RMVB – É o formato proprietário da Real Networks, uma das principais adversárias da Microsoft no segmento de multimídia online.

SVCD – SVCD é baseado em MPEG-2 (como no DVD), que permite maiores taxas de variáveis até 2500kbits em uma definição de 480×480 (NTSC), que descomprimida em uma relação de aspecto de 4:3. Devido ao bit-rate variável, o comprimento que você pode ocupar em um único CDR não é fixo, geralmente entre 35-60 min.

VCD – É um formato baseado em MPEG-1, com um bit-rate constante de 1150kbit em uma definição de 352×240 (NTSC). VCD’s são usados geralmente para obter de uma qualidade mais baixa com o objetivo de tamanhos menores. VCD’s e SVCD’s são cronometrados nos minutos e não em MB, assim que ao olhar um, parecer maior do que a capacidade de disco e na realidade pode cabe 74min em um CDR74.

WMV/WMA – Formato proprietário da Microsoft para áudio e vídeo no PC. É baseado em uma coleção de codecs que podem ser usados pelo Windows Media Player para reproduzir arquivos codificados em vários formatos.

XVCD/XSVCD – Estes são basicamente VCD/SVCD melhorados. São ambos capazes de definições e de melhores taxas, muito mas elevadas. Muito difícil de se encontrar.

13 comentários

  1. Caramba! Quantos tipos… ainda bem que eu nem tenho que saber de tudo isso para fazer minhas coisinhas… ou melhor, ainda bem que tenho você, que sabe de tudo isso!


  2. Tô com a Má: quando preciso converter alguma coisa, chamo minha “equipe técnica” familiar, ou seja, marido e filhos, hauhauahuahua…


  3. Meu Deus!!! Estou perdida!!!! Acho mais fácil levar meu computador até a RoMa do que eu aprender a mexer em tudo isso! Hehe!


  4. Eu tenho raiva de alguns formatos de video e outros tantos de áudio. Pra mim não adianta nada ser mais compacto e não dar pra abrir em qualquer lugar! O.o


  5. alguem podi me fala aonde posso achar videos no formato mtv!!


  6. qual é o menor formato de video????


  7. qual o formato ideal para ver meus filmes em meu aparelho DVD? qual o codec e o formato?
    Gravei varia mídias mais nenhuma pegou no aparelho, gravei em mpeg, mpeg2, avi, mp4

    se possivel mandem pro meu msn: rogerdabatera@hotmail.com


  8. E o formato VOB ????


  9. VOB é um tipo de arquivo especial usado em DVDs.
    VOB nada mais é que um arquivo contendo 9 pistas para video MPEG2


  10. eo converti rmvb ein VOB passei para o DVD usando o Nero (DVD de dados)……….

    e quando eo puis no meo aparelho de DVD apareceu que naum tinha áudio nem imagem……

    o que eo faço ????


  11. como funciona um formato mov


  12. oq é video eu nem sei oq é isto RESPONDE AI!!!


  13. QUE MERDA OQ É VIDEO?



Deixe um comentário

