h1

As Sete faces do Dr. Lao

23 abril, 2008

Bem vindo ao Circo do Dr. Lao.
Como podemos servi-lo?
Ah, vamos lá doutor. Que tipo de tapeação oriental está ocorrendo por aqui?
Um circo sem vagões, nenhum animal, nenhuma gaiola…
Um velho mágico maluco?
Como é isso?
Eu admito que nosso circo é diferente.
É o que eu prometi no anuncio.
Eu não estou interessado em promessas.
Eu estou interessado na verdadeira história.
E não me fale sobre Panohai. Eu já investiguei.
Panohai sumiu da existência há milhares de anos atrás.
Perdoe-me Sr. Cunningham, mas você se preocupa demais.
Você se preocupa sobre como eu trouxe meu circo a Abalone sem vagôes.
Você se preocupa sobre o futuro de sua cidade ou se o sol nascerá daqui a um ano.
As respostas para tais assuntos permanecem atrás de uma cortina.
Então o tempo diz, “Presto!”
E elas vem à tona.
Amanhã à noite eu prometo a você o “Presto!”
A história mais estranha que você já tomou conhecimento alguma vez.
Você supões que este intruso falador pode ser um trapaceiro talvez?
Um assassino? Um tipo de charlatão. Algum curioso desastre para sua cidade?
Tais personagens exisatem, mas eles estão misteriosamente ocultos.
Eu, senhor, sou o principal mistério.
Você é um falador convincente sobre muitas coisas inconvenciveis.
Seja o que for os homens não entendem, eles acham inacreditável.
Mas, por favor, não suponha que eu sou perigoso só porque eu não pareço familiar.
Eu pergunto se você acredita em mim?
Como o que?
Como um amigo seu, de sua cidade de todos os seres humanos.
Isso é um grande discurso doutor.
Obrigado.
Bem, eu estou partindo em uma nuvem de confusão. E com nada para levar comigo, com exceção de um pressentimento…
Que você é um sujeito agradável.
Boa tarde, Sr. Cunningham.

—————————————————

Ei, Sr., como você faz isso?
Minhas desculpas. Não falo inglês.
Você fala sim. Ed me contou. E eu sei quem você é. Você é Dr. Lao.
Astuta observação.
ah?!…
Adeus.
Eu levo seus cartazes. Até mesmo ajudo a coloca-los se me ensinar como….
Nome?
Mike Benedict Sr.
Certo Mike. Você vem.
Você é um acrobata?
Só filosoficamente.
Sério? Você pode caminhar em uma corda bamba?
Se necessálio. Mas minha especialidade, no entanto, é sabedoria.
Você sabe o que é sabedoria?
Não Sr.
Sábia resposta.
Voê vem ao circo!
Traga Mamãe e Papai também. Todos meus convidados.
Você quer dizer de graça?
Sim.
Deus. Obrigado! Mas eu não posso levar meu pai, porque ele está morto.
Oh! Oh, isso é muito triste Mike.
Ahra, mas eu nunca conheci ele. Ele foi morto quando eu era muito pequeno.
Eu sou o homem da casa.
Você é um ótimo Jovem homem.
Eu não sou tão Jovem. Eu tenho 8 indo para os 9.
Isso é jovem Mike. Acredite em mim.
8 indo para os 9 é notavelmente Jovem.
Quantos anois vc tem?
Eu acredito que eu devo te contar.
Eu estou completando sete mil, trezentos e vinte e dois anos de idade este outubro.
Assobio… Isso é velho!
É! bastante!

—————————————————

Mike deixe-me te contar uma coisa.
O mundo inteiro é um circo se você souber olhar para ele.
O modo como o sol se põe quando você está cansado e nasce quando você se levanta isso é mágia de verdade.
O modo como uma folha cresce. O Canto dos pássaros.
O modo como o deserto fica à noite, quando a luz da lua o envolve.
Oh, meu garoto isso é circo o bastante para qualquer um.
Toda vez que você assiste um arco-íris e sente seu coração se maravilhar com isso.
Toda vez que você apanha um punhado de areia…
E não vê a areia…
Mas um mistério, uma maravilha, lá na sua mão.
Toda vez que você para e pensa;
“Eu estou vivo, e estar vivo é fantástico.”
Toda vez que uma coisa assim acontece…
você faz parte do Circo do Doutor Lao.
Eu não entendo.
Nem eu.

8 comentários

  1. O filme é antiiiigo… e um tanto quanto excêntrico para o meu gosto…
    Mas não posso negar que a lição que ele passa é única!


  2. Concordo com a Má, é excêntrico sim. Mas, muito bacana esse trecho!
    Gostei da frase: “o mundo inteiro é um circo se você souber olhar para ele”.


  3. Ixi! Nunca vi esse filme… mas os diálogos me pareceram bem profundos.


  4. Creio que ajudaria se vc usasse o travessão — pra discriminar quem está falando o quê! Hehehe


  5. Nossa! Esse filme faz parte da minha infância! Vi muito nas Sessões da Tarde da vida! 🙂 Lembrança boa, Rodrigo.


  6. Fazem muitos anos que tenho gravado em VHS da sessão da tarde mas agora passei para DVD.
    Quando estou para baixo assisto o filme e levanta o astral novamente porque houvir as sabias frases do velho Chines Dr Lau para mim é confortante.


  7. Rodrigo, achei muito legal vc ter falado neste filme,fez parte da minha infância e acho ele recheado de mensagens interessantes subentendidas com uma simplicidade engenua e criatividade. Ainda adoro este filme.


  8. Assisti esse filme um dia desses, admito q com uma carga de preconceito grande, mais achei ele tão singelo, com uma inocencia unica, ate para um filme antigo…
    Vi, adorei e recomendo… As vezes precisamos de um pouco de pureza em nossas vidas, hj em dia os filmes estão carregados de violencia, futilidade, raiva, é comovente assistir um filme como as Sete facer do Dr. Lao, nos eleva a outro patamar, nos faz sonhar de novo como crianças, e isso é incrivel.



Deixe um comentário

